Malha e Tecido Stretch

        A malha é um tecido que possui certo grau de elasticidade e tornou-se bastante popular, por ser acessível, prática e versátil. ...



        A malha é um tecido que possui certo grau de elasticidade e tornou-se bastante popular, por ser acessível, prática e versátil.
     Democrática, veste bem crianças, jovens, idosos, homens e mulheres. Não precisa passar a ferro, o que agiliza na hora de vestir uma roupa às pressas.





     Na indústria, dispensa maiores custos com aviamentos e possibilita agilidade de produção. Uma prática costureira, em 20 minutinhos, é capaz de costurar um vestidinho de malha, sem maiores problemas, o que torna o preço do produto final bem mais em conta do que o mesmo em tecido plano.


     Tantas vantagens também tem seu preço.  Durante o processo de fabricação, a malha é entretecida ocasionando uma tensão que modifica o entrelaçamentos das fibras e, para acabar de completar, depois ainda é enrolada para ser transportada para a loja de tecidos, o que muda a disposição dos fios. É por isso que, antes de você começar a pensar em cortar sua malha, você precisa observar um tempo, chamado tempo de repouso ou tempo de descanso, o qual consiste em, simplesmente sacudir a malha e deixá-la jogada em um canto qualquer, próprio para esse fim. Isso tem que ser feito em um período mínimo de 24 horas, mas aconselhável que seja de 48 ou até mesmo 72 horas. Esse tempo de descanso é essencial para que sua malha recupere o formato original da trama e permita que suas peças tenham bom caimento.


    É muito fácil calcular o percentual de elasticidade de uma malha e o mesmo processo vale também para tecido stretch ou tecido com elastano. Vamos lá:



1) Prenda uma régua com fita adesiva em uma mesa.
2) Dobre o tecido no sentido do alongamento e marque um trecho de 10cm com alfinetes. 
3) Estique o tecido ao máximo. Cada 1cm que for ultrapassado dos 10cm, significa 10% de alongamento.  Por exemplo, se esticando chegar a 12cm, significa que a malha tem 20% de alongamento. Se chegar a 15cm, 50% de alongamento, e por aí, vai. 

Essas informações obtive hoje em minha aula de modelagem com a Prfª Anete. Quando cheguei da faculdade, pesquisei em vários sites na web e também na revista Manequim. No caderno de moldes dessa revista tem ótimas dicas de costuras. Vale a pena dar uma olhada.



 Bem, por hoje é só! Um abraço. Fique com Deus!

    

    
     

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog