Moda e Valor das Costureiras

Os profissionais que compõem a indústria de moda  estão interligados e cada um depende do outro para que tudo funcione a contento, dentro...


Os profissionais que compõem a indústria de moda estão interligados e cada um depende do outro para que tudo funcione a contento, dentro de um rigoroso padrão de qualidade, principalmente quando as roupas são feitas em larga escala.

Conforme a Profª Lívia Valença explicou a sequência é assim:    
                        
  1. criação                                                                     
  2. ficha técnica
  3. modelagem
  4. cortadeira
  5. costureira
  6. acabadeira
  7. passadeira
  8. embalagem
  9. exposição.

Hoje vou me ater à classe das costureiras, tão comumente relegada a segundo plano, tida como cidadã de segunda categoria, de baixa classe social, ou até mesmo como uma pessoa "sem noção".
Uma injustiça, pois para se dedicarem às costuras, essas engenhosas mulheres precisam ter muito raciocínio lógico, determinação e saber lidar com as máquinas e vários tipos de tecidos. Isso sem falar que muitas criam, modelam, cortam e costuram.



  Não é de admirar que as jovens de hoje não querem nem ouvir falar em costuras e afins, e, se por acaso, alguma, por algum desses inexplicáveis milagres da natureza, demonstrarem inclinação para o oficio, são suas mães ou a própria família que se incubem de dissuadi-la de tão "nefasta" ideia.

 

  Não tiro a razão não, pois quem é que quer ver sua filha em uma profissão não reconhecida ou não
tão bem remunerada?

  Esse costume deve ser resquício do período que sucedeu a abolição da escravatura, onde as escravas recém libertas, sem alternativa, permaneciam nas casas de suas "ex proprietárias, em troca de um prato de comida e um teto para dormir.

.


Mas essa situação tende a mudar com o surgimento de grandes faculdades de moda, pólos têxteis, shopping centers com lojas de multi marcas famosas, e com a propagação de informação, facilitada pela web, deixando as mulheres muito mais antenadas com o mundo da moda. Muitas, querendo se identificar com alguma celebridade, compram tecidos e levam para as costureiras que tira as medidas
da cliente e executa todo processo acima citado

A costureira fica bem no meio do processo criativo e representa papel determinante para o bom funcionamento de uma indústria e, portanto merece ter seu valor reconhecido.
Palmas para ela, então.



 Por hoje é só! Um abraço!  Fiquem com Deus!
  

                                 

                        

                      
                        


Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog