Pesquisando sobre ERGOnomia

      Está no Plano de Ensino desse 2º período de Design de Moda, o estudo sobre Ergonomia,  por isso precisei reservar um tempinho para pes...

      Está no Plano de Ensino desse 2º período de Design de Moda, o estudo sobre Ergonomia, por isso precisei reservar um tempinho para pesquisar sobre o assunto. E cheguei a seguinte conclusão:
Ergonomia é um estudo super, hiper, mega importante, porque abrange muitíssimas situações em nosso dia a dia. Tanto no ambiente de trabalho, tanto em nossa casa, como no laser, não importa. Sempre a ergonomia terá papel fundamental em quase todos os aspectos de nossa vida, porque, veja só: Este estudo visa modificar o ambiente e os objetos, para adequá-los às nossas características, habilidades e limitações. E envolve muitíssimos profissionais, designers, arquitetos, engenheiros, historiadores, pesquisadores, e até gente como eu, que nunca havia sequer ouvido falar nessa palavra antes, mas que sempre usufruiu dela, porque estou sempre vendo o que é, mas que poderia ser melhor.


   Garrafas PET, com aquele formato anatômico, que acomoda melhor a mão, é muito mais bonita e eficaz. Até hoje, nunca entendi porque as indústria de garrafões de água, colocam aquelas letrinhas em alto relevo( que ninguém lê, eu mesma nunca li), bem próximo ao gargalo, fazendo com que fique em contato com a água, ao emborcá-lo no gelágua. Aquilo dá um trabalhão para gente lavar.
  Tem produto que parece ser propositalmente desenvolvido para dificultar o trabalho da dona de casa, mas eu quero me ater só com os que nos trazem benefícios e bem-estar.


  Desenho. Formato. Cores. Texturas. Apresentação. Funcionamento. Aromas. Qualidade. Todas essas características são objetos de pesquisas, e o resultado dessas pesquisas dão respaldo para que as indústrias produzam bens e serviços mais modernos, mais eficientes, mais confortáveis, mais duráveis, mais atraentes e que proporcione melhor qualidade de vida para seus usuários, melhorando a postura, o esforço, o estresse, melhorando a saúde do trabalhador e consequentemente, aumentando a produtividade. A indústria só tem a ganhar. Todos saem ganhando com o estudo da Ergonomia.
  Agora, minha opinião, como aprendiz de Moda: O estudo da  Ergonomia é importantíssimo, como já disse, dentro ou fora do ambiente de trabalho, tem sua contribuição.  Concede à indústria em todos os setores, uma visão geral do que pode ser melhorado, mas chega um momento em que, preciso dizer, ela precisa se limitar. Vou dizer porquê: Porque nós somos únicos. Simples assim, e é impossível agradar a todos.


  Por isso, acho que a ergonomia funciona muitíssimo bem, em trabalhos personalizados. Para pequenos grupos com interesses em comum.  Roupas, acessórios, móveis sob medida. Ainda assim, sempre vai haver gente que não vai ficar satisfeito. Porque nós mudamos de ideia, de opinião. Estamos sempre procurando mais e mais.
  Bem, por hoje é só. Achei o máximo estudar sobre ergonomia. Ainda ia escrever sobre termos de moda, mas vou deixar para o outro port, porque acho que já escrevi demais por hoje.
  Tchauzinho! Um abração! Fiquem com Deus!

fonte de pesquisa: web

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog