Desenho Artístico e Desenho Técnico

      Vamos falar um pouco sobre as diferenças e similaridades entre os  desenhos artísticos e os desenhos técnicos.  Nos desenhos artístico...

      Vamos falar um pouco sobre as diferenças e similaridades entre os desenhos artísticos e os desenhos técnicos.  Nos desenhos artísticos, o desenhista ou pintor se deixa levar livremente por sua inspiração, se utilizando de qualquer tipo de material a sua disposição para expressar sua arte, que é sua forma de ver o mundo, a vida, as pessoas. Os materiais são os mais variados possíveis. Pode ser uma simples caneta ou lápis, ou pode ser também pincel, tinta, carvão, vidro, gesso, madeira, xiiii,,pode ser tudo o que estiver à venda no comércio, ou que existir na natureza. Simplesmente não há limites para o desenho artístico.



     Já no desenho técnico, como o próprio nome já diz, o desenhista precisa obedecer a uma série de normas técnicas e tudo tem que ser milimetricamente calculado e esquadrado para ficar de acordo com o que determina a ISO 9000/9001,  de Genebra, que é um conjunto de normas que visa uniformizar e padronizar um modelo de qualidade para as organizações em geral. ISO significa igual
e qualquer que seja o país ou linguagem a nomenclatura será sempre a mesma,  ISO.  É isso que irá facilitar na hora de estabelecer um padrão de qualidade para uma empresa ou produto, esteja ele no Brasil, China ou Estados Unidos,  porque já pensou se todo mundo sair por aí, fazendo tudo o que der na telha? Vai virar uma bagunça geral, não é?

     Se você for executar um desenho técnico, precisa prestar atenção aos mínimos detalhes. O quadro onde o desenho será especificado tem que estar no lado direito inferior da folha. As letrinhas que servirá para designar o trabalho tem que ter, as maiúsculas 7cm e as minúsculas 5cm. É necessário que haja um espaçamento de 1cm de uma linha à outra. O desenhista técnico tem que ser um detalhista nato e ser muito paciente

     As similaridades entre desenhos artísticos e técnicos está só entre as aptidões e habilidades de cada pessoa. Ambos exigem talento, esforço e determinação. Quem trabalha com desenho artístico tem a seu favor a liberdade de expressão e a variedade de materiais com os quais pode trabalhar.


  Quem escolher trabalhar com desenhos técnicos não poderá se dar a esse luxo. Preciso conhecer um monte de normas, de cálculos e se utiliza basicamente dos mesmos materiais. Esquadros, compassos, lapiseiras, escalímetros, transferidor, régua, curva francesa e variedade de papéis margeados farão parte de sua rotina.


    Tanto um quanto o outro profissional precisam estar sempre estudando e se aperfeiçoando. Estudar é para a vida toda. Em suma é como tudo nesta vida. Estudar e se aperfeiçoar vale para tudo.
   Bem, por hoje é só. Tchau! Fiquem com Deus!


Fonte de pesquisa: Wikipédia


 



Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog