COSTURAS, ESTUDOS E DESIGN

É impressionante o número de mulheres que me perguntam por que voltei a estudar. O que é que Design de Moda tem a ver com minhas costuras. S...

É impressionante o número de mulheres que me perguntam por que voltei a estudar. O que é que Design de Moda tem a ver com minhas costuras. Se tem futuro. Se tem mercado para o que estou estudando. 



O motivo de tamanha admiração deve ser por dois preconceitos terrivelmente arraigados em nossa sociedade:

1º  -   O de que, depois de uma certa idade, as mulheres não são capazes de produzirem mais nada. Sendo inútil e vã, qualquer tentativa.

2° -  E o de que, só porque uma pessoa costura, ela não pode ir mais além. Precisa comprometer todo seu futuro na mais absoluta das ignorâncias. Principalmente aqui no Nordeste, existe essa cultura. É o ranço da escravidão.
Quando houve a abolição da escravatura, as recém libertas, por qualquer trocado, se viam obrigadas a lavar, passar, costurar.

Ainda hoje é assim em muitos lugares. De vez em quando, ouve-se notícia de trabalho infantil e trabalho escravo nesse ramo de confecção.
                            www.reporterbrasil.org.br
Tem trabalhador, trabalhadora pregando zíper por R$ 0,10, no interior do estado.
Não é à toa, que tem tanta "roupinhas super baratinhas" na cidade. Encontra-se calças jeans por R$ 25,00. Se pechinchar, até por menos.

Então, infelizmente, as costureiras carregam esse preconceito, que precisa ser desfeito, no nome de Jesus. porque essa é uma profissão digna e merece respeito.


 No próximo período, se Deus quiser, vou estudar, Tecnologia Têxtil, Desenvolvimento e Gerenciamento de Coleções, Fotografia Digital e muito mais.

Não pretendo parar de estudar. Vou continuar me especializando. Mas isso só Deus sabe. Não sei de nada. É o que penso.

Desculpem-me. O post de hoje foi mais um desabafo, porque fico um pouco triste com tanto descaso com as mulheres de idade e com as costureiras. Mas não foi nada com vocês, não, viu?

Obrigada pelo carinho de sua leitura. Um abraço. Até breve.

Hoje, deixo para meditação de vocês esse Provérbio:



 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; Prov. 24 - 3.

Tchau!

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog