Dicas de Pesponto

Pesponto é uma costura feita com linha mais grossa, geralmente em cor contrastante à do tecido com o objetivo de embelezar e realçar os reco...

Pesponto é uma costura feita com linha mais grossa, geralmente em cor contrastante à do tecido com o objetivo de embelezar e realçar os recortes de uma roupa ou de um artesanato. É muito usado também em jeans, bolsas e sapatos. O pesponto pode ser feito com uma ou duas costuras paralelas. 


                           





 Para que o pesponto fique bem bonito é necessário que a costureira ou artesão tenha muita prática, pois como as costuras estão ali com o propósito exclusivo de embelezar e ficam bem visíveis, elas precisam estar impecavelmente alinhadas, sem o menor sinal de deslize.  


Por motivos óbvios, atenção dobrada deverá ser dada às costuras paralelas. Nesse caso, é melhor e mais prático costurar com as agulhas duplas, próprias para esse fim. Você coloca uma perna de linha em cada orifício da agulha e faz as duas costuras de uma vez só.  Do contrário, a costureira, por mais habilidosa que seja, sempre correrá o risco de uma derrapagem, em algum momento.

Já perdi tempo e dinheiro, procurando linhas para pesponto em lojas de aviamentos. Isso porque, geralmente, o pesponto é usado só como um detalhe e, a menos que você vá trabalhar com uma grande quantidade de peças, sempre sobrará linha, ocasionando um desperdício.
Sem falar que eu nunca achava a cor que me interessava. E, sem falar também que era o maior sacrifício costurar com aquela linha bem mais grossa. A costura ficava fofando. Era esquisito. Diante dessa situação frustrante, eu me sentia péssima. Achava que nunca iria conseguir fazer nada direito. Quando somos iniciantes, sempre achamos que a culpa por todos os defeitos é nossa, não é?  (Às vezes, é).rsrsrsr


Mas aprendi uma dica ótima na faculdade. A gente não precisa de linha própria para pesponto. Basta colocar duas ou três pernas de linha de cor contrastante à do tecido numa mesma agulha e os seus problemas estão todos resolvidos.
 Só mais um detalhe, a linha que você colocar na bobina precisa ser da mesma cor do tecido, para evitar que apareça algum vestígio na parte de cima. A linha da bobina não deve aparecer no lado direito da peça. Eis aí um belo pesponto, nessa golinha. Realçou bastante, não foi?



Obrigada pelo carinho de sua leitura! Um abraço! Até amanhã, se Deus assim permitir!*-*

Lembrando que as fotos não são minhas. Por favor! Pesquisei tudo na web! Agradeço a compreensão!

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog