Metodologia de Bruno Munari

Antes de desenvolver qualquer projeto de designer, seja ele de moda ou não, se faz necessário adotar uma metodologia que servirá como ponto ...

Antes de desenvolver qualquer projeto de designer, seja ele de moda ou não, se faz necessário adotar uma metodologia que servirá como ponto de partida para sua concretização.


Como o trabalho do designer consiste basicamente em solucionar problemas, nada como um bom método que o torne livre de improvisações inúteis e desnecessárias.

Isso eu aprendi hoje na aula de  Planejamento e Gerenciamento de Coleções de Moda, com a professora Gabriela.

Eu, Cibelle e Cláudia, que formamos uma equipe que irá apresentar um trabalho no final do semestre, escolhemos o método de Bruno Munari .

Antes, porém, teremos que desenhar (não sei como), 15 modelos de roupas, inspiradas na coleção de um estilista consagrado. O escolhido foi Samuel Cirnansck. (Ele faz cada vestido lindo!)

 Desse 15 modelos, vamos ter que confeccionar 2 looks, um casual e outro para festas. (Disso, se Deus quiser, falarei em outro post).

Hoje, vou ficar só com o Bruno Munari, porque, por si só já é bastante assunto e nem vou chegar a abranger tudo. Imagina!
.....
Bruno Munari(1907-1998) foi um artista e designer italiano. Em seu livro Das Coisas Nascem Coisas, afirma que qualquer projeto se torna fácil quando se sabe o que se quer fazer e dispõe em 12 etapas e em ordem lógica as operações necessárias para a solução de um problema.

O método de Munari é tão meticulosamente detalhado que é quase impossível não se identificar um erro sem solucioná-lo em umas das etapas. Aliás, se o problema não tiver solução, diz ele, não é problema. 

Metodologia de Munari:

1 - PROBLEMA    [P]
                                     
2 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA [DF]

3 - COMPONENTES DO PROBLEMA [CP]

4 - COLETA DE DADOS  [CD]

5 - ANÁLISE DOS DADOS [AD]

6 - CRIATIVIDADE [C]

7 - MATERIAIS E TECNOLOGIAS[MT]

8 - EXPERIMENTAÇÃO[E]

9 - MODELO [M]

10 - VERIFICAÇÃO [V]

11 - DESENHO DE CONSTRUÇÃO [DC]

12 - SOLUÇÃO [S]

P>DF>CP>CD>AD>C>MT>E>M>V>DC>S

Em seu livro "Das Coisas Nascem Coisas", ele chega a citar como exemplo de um problema a ser solucionado, a preparação de um jantar para 4 pessoas, cujo prato principal seria  "Arroz Verde".
Desse modo, as etapas seriam classificadas assim:
        1 - P =    Arroz verde

   2 - DF = Arroz com espinafre para 4 pessoas

3 - CP = Arroz; espinafre; cebola, sal, azeite, pimenta, água. 

             4 - CD = Alguém já fez antes?

5 - AD = Como fizeram? O que posso aprender? Onde aprender?

6 - C =   Como se pode conjugar tudo de forma correta?

7 - MT = Que arroz? Que tacho? Em quanto tempo?

8 - E=     Ensaio. Experimentação.

9 - M=   Está quase pronto. Falta provar.

10 - V=   Está bom e serve muito bem 4 pessoas

11 - DC= Está pronto

12 - S= Arroz verde servido em pratos quentes.

Bruno Munari foi artista e designer e não sei que ideia foi essa de comparar sua metodologia a elaboração de um prato culinário. Talvez seja para deixar claro que seu método serve para se chegar a  resolução de um problema, seja ele em qual área for e o tanto de trabalho que se faz necessário para isso. 
Um abraço e até a próxima!



Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog