Pesquisa de Tendências ou O que Estará em Moda

Todos os anos, a indústria da moda tem como meta  principal, lançar no mercado roupas e acessórios que, no mínimo, desperte o interesse dos ...

Todos os anos, a indústria da moda tem como meta  principal, lançar no mercado roupas e acessórios que, no mínimo, desperte o interesse dos consumidores.
Mas para despertar o interesse dos consumidores não é tão fácil e simples assim. Como lançar uma moda antes dela existir? Como saber o que vai cair no gosto popular?
Para isso existe na grade curricular do curso de Designer de Moda uma disciplina chamada Pesquisa de Tendências e é isso que vou estudar todas as manhãs de segunda-feiras.
Se para estudar a moda que já está nas passarelas, nas vitrines e nas ruas se exige do aluno um sem número de leituras dos mais variados livros de moda e pesquisas diversas, imagina você, quando se fala em tendências, que é algo não visível, não palpável. É estudo que não acaba mais, menina! \0/.
Existe uma gama de tendências enorme que vai desde as cores, modelagens, aviamento e maquinários que viabilizarão essa nova moda que surgirá.



E essa pesquisa é uma constante, já que a moda muda com um rapidez incrível. O designer ou estilista terá que apurar o olhar para observar tudo o que está em sua volta e, partir daí, poder captar o que poderia ser uma nova tendência e inserir esse "novo" em seu trabalho.
Esse "novo" poderá ser algo totalmente inesperado, como uma música, um filme, algo que alguém passou falando. Qualquer coisa, por mais corriqueira e banal que possa parecer para quem não é da área, mas que para o pesquisador de tendências, faz todo o sentido.
É preciso registrar o que está acontecendo nas ruas, nas feiras, nos desfiles, nas revistas, em tudo quanto é canto e ainda tentar decodificar o que se passa no imaginário coletivo. Isso exige disciplina, técnica e comprometimento.

Frequentemente é preciso olhar o passado, ver o que já foi moda, através de livros, teatros, filmes de época, e dar uma repaginada, muitas vezes de forma irônica.
Fiquei em dúvida quanto ao tempo que se leva antes de se lançar uma moda. Em média 2 anos. Mas como poderia ser isso? Prever o futuro?  Tanta coisas mudam em 2 anos. A política. O sentimento das das pessoas. O contexto social.

 A professora disse que nós, como consumidores, somos constantemente manipulados, na verdade, bombardados através da mídia ( novelas, filmes, peças de teatro, propagandas, shows),
    com os elementos que formarão a moda das próximas estações.

Deve ser então, o que um tempo desses, estava se falando muito: "mensagem subliminar".
Como vê, como disse William Shakespeare, Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.


Beijos e até breve.
    Obs; Todas essas imagens, capturei na web.Já faz algum tempo. Não sei mais o de foi. Se for sua, por favor, me perdoe. Entre em contato que darei os devidos créditos. Obrigada.

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