A Moda e o Meio Ambiente

Também tenho uma disciplina chamada " Meio Ambiente e Humanidade " onde  estudamos as causas e consequências do aumento da poluiç...

Também tenho uma disciplina chamada "Meio Ambiente e Humanidade" onde  estudamos as causas e consequências do aumento da poluição, degradação do planeta e alterações climáticas. Bem como, possíveis soluções para esses problemas, se é que elas existem.

Participei das aulas, pesquisei na net e assisti documentários, alguns recomendados pelo professor e outros por minha conta.

O professor recomendou "Uma Verdade Inconveniente" de Al Gore e eu assisti a "Cowspyrace", que traduzido, quer dizer algo como "conspiração das vacas".


Pelo que vi, a situação é mais séria do que qualquer um de nós possa supor, mas vamos torcer para que seja só "alarde" de ambientalistas extremistas.

Segundo relatam ou, seria mais preciso dizer, denunciam, o esgotamentos dos recursos naturais e o aquecimento global tem como principal responsável o capitalismo, com suas indústrias, lançando,sem cessar, poluentes na atmosfera.

Produzindo objetos, na maioria das vezes, inúteis, e incentivando o consumo desenfreado.  

Já Cowspyrace, coloca toda culpa da devastação do planeta, quase que exclusivamente,  na indústria pecuária. Não por acaso, já que a criação de animais, principalmente do gado, demanda uma quantidade enorme de água e terra. 

Água e terra que, segundo eles, seriam melhor empregadas se fossem utilizadas para suprir as necessidades básicas dos seres humanos.

Isso, sem falar no gás metano, expelido pelo gado, o que tem sido a principal agente poluidor da atmosfera.

Isso, sem falar também no alto grau de sofrimento a que esses animais são submetidos. Confinados e torturados até à morte. 

Uma famosa rede de restaurantes e lanchonetes, que tem como carro chefe, hambúrgueres e afins, apregoa ser "sustentável", pois trocou suas embalagens plásticas por papel. 

Porém, nós sabemos que isso não aconteceu à toa. Houve uma exigência da legislação e um clamor dos consumidores, cada vez mais conscientes com as questões ambientais.

Os empresários estão mais preocupados com a "rentabilidade", isso, sim!

Ainda mais agora em que vem crescendo o número de vegetariano no Brasil, mais de 15 milhões, segundo o IPOBE – e muitos já se declaram veganos, não consumindo nada de origem animal.

O portal Vista-se, maior site sobre vegetarianismo do Brasil, lançou uma campanha chamada “Subway, queremos lanches veganos”, que já teve mais de 12 mil “likes” no facebook, o que tem feito com que a rede de restaurantes tenha apostado nessa nova proposta de lanches veganos em países como EUA, India, Brasil e Suécia.


Depois de assisti a "Cowspyrace", vejo que não é a simples substituição do plástico pelo papel que irá resolver o problema. Simplesmente não dá para se dizer "defensor ambiental", incentivando, comercializando ou consumindo carne.

Já trazendo esse assunto para a moda, propriamente dita, a cada dia me surpreendo mais com os "assuntos" cada vez mais inusitados, sendo abordados em um curso de Moda.
                                                     Desfile Dior
Isso para mostrar que, existe uma consequência para cada uma de nossa ações. Ao criar, vender ou comprar um novo produto, estamos impactando o meio ambiente, para o bem ou para o mal. Querendo ou não. Isso é no mínimo, desconcertante!

                                         Desfile: Anna Sui



Até breve! Um abraço!





Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog