Macro, Micro Tendência de Moda e Modinha

Saber o que é macro, micro tendência ou modinha é uma preocupação constante para quem trabalha no mega mercado que é o universo da moda....


Saber o que é macro, micro tendência ou modinha é uma preocupação constante para quem trabalha no mega mercado que é o universo da moda. Porque isso envolve milhões de dólares e milhares de trabalhadores.

Macro Tendência são os grandes eventos que afetam a sociedade e consequentemente o consumidor. As Macro tendência duram de uma a duas décadas ou uma vida inteira.

São considerados Macro Tendência o surgimento da pílula anticoncepcional, internet, a globalização, o ataque às Torres Gêmeas, em 2001, só para citar alguns exemplos. Esses mega eventos contribuíram e muito para redefinir os rumos da política, arquitetura, música, gastronomia e as artes de um modo geral.

Eu apelidei Macro Tendência de: Generalidades Subjetivas Interplanetárias, podendo ser ou não visíveis, já que a maioria desses eventos podem ocorrer em qualquer parte do planeta, mas que ninguém sabe precisar com certeza, como, onde ou quando irá acontecer. 

Pessoas comuns como eu e você então, vou te contar, fica "voando" a maior parte do tempo, até que a situação esteja consolidada.

Um exemplo bem atual é o que está acontecendo com os refugiados sírios. Assisto ao noticiário perplexa! Atônita!
 Gente! É muita gente, marchando para um lugar desconhecido, sem saber se serão bem recebidos. Com certeza isso é uma Macro Tendência e com certeza servirá como pano de fundo para delinear os próximos acontecimentos. 

Às vezes são similaridades que ocorrem em lugares opostos, como por exemplo, alguém usar uma bota vermelha em Londres e, de repente alguém surgir no interior de Pernambuco com a mesma bota.

Como vocês podem ver, nada mais genérico e nada mais subjetivo e nada mais interplanetário.
Isso também é Macro.

Já as Micro Tendências são os elementos captados pelas Macro e aplicados ao mundo da moda, e das artes de um modo geral. Como uma estampa, uma cor, uma modelagem, uma fibra têxtil, uma composição musical, e por aí, vai.

Só o tempo dirá o que é Micro Tendência ou Modinha, que é outra variação da moda. Para ser Micro é precise que dure pelo menos 5 anos. A "modinha", geralmente dura o tempo de uma novela ou estação, por exemplo.

No próximo post pretendo escrever sobre as impressões que tive ao assistir o filme "Grande Hotel Budapest, de Wes Anderson. É outro trabalho de Tendências de Moda.

Também preciso pesquisar sobre a lanchonete Subway. O que eles fazem com o descarte do lixo. Se está certo, se está errado. O que é que eu faria se estivesse no lugar deles. Uffa! Eu vou dizer uma coisa: é muito assunto para estudar! Não pensava que era assim não.  Sexta-feira já começam as provas. Não quero nem pensar! 

Já pensou se eu não gostasse de ler e escrever, como seria minha vida de estudante?!

Bem,  até amanhã! Beijo grande! Já estou com saudades! Fiquem com Deus! Tchau!

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog