A Moda e o Homem no Período Neolitico

O Neolítico ou Idade da Pedra Polida, foi um período que sucedeu o fim da era glacial e ocorreu entre 10.000 a 4.000 anos a.C. Nesse tempo,...

O Neolítico ou Idade da Pedra Polida, foi um período que sucedeu o fim da era glacial e ocorreu entre 10.000 a 4.000 anos a.C.
Nesse tempo, o homem vivia da pecuária, e da agricultura e se vestia com fibras feitas com cascas de salgueiro, árvore muito resistente e flexível, além de peles.
Criativo, fazia pentes, adornos e facas com os galhos dos cervos.
 Para as costuras, se utilizavam dos nervos e tendões das renas, crinas de cavalos, ossos, marfim e chifres dos animais em geral a fim de fazer linhas, pinças e agulhas.



Agora, o que mais me chamou a atenção foi para o fato de quê, segundo relato de historiadores, o homem do período Neolítico, como ainda não havia nenhuma técnica para tratamento do couro, mastigava as peles dos animais até que ficassem maleáveis, tornando mais fácil o processo das confecção e mais agradável o ato de vestir.



Isso, por si só, já me parece um tanto repulsivo. Imagine depois saber que a rigidez da pele volta a seu estado original, tão logo entre em contato com a água, sendo necessário refazer todo o processo de mastigação para que a peça, torne a ficar maleável.
 O que contribui para que a tarefa fique muito mais desgastante, inútil e vã, além de bizarra.
  Haja dente para mastigar tantas peles! /0\

 Custo a acreditar que tal comportamento realmente existiu.

As mulheres, como sempre, se dedicavam às tarefas domésticas.




 Mas, como não poderia de ser, também ajudavam na agricultura, como podiam.

Bem, pessoal, é isso! Estudar Design de Moda é mergulhar na História, desde os tempos mais remotos. Passar por todos os períodos, chegar até o presente e, a partir daí, tentar prever o enigmático, misterioso e indecifrável futuro.

Um abraço e até mais.


Obs. fotos retiradas do google.









Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog