Design de Moda, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Consta na grade curricular do curso de Design de Moda uma disciplina chamada  Estudos de Casos de Humanidade e Meio Ambiente.  Eu estudei i...

Consta na grade curricular do curso de Design de Moda uma disciplina chamada Estudos de Casos de Humanidade e Meio Ambiente. Eu estudei isso no semestre passado e o estudo visa despertar no aluno uma consciência ecologicamente correta para com os produtos que venha a criar e colocar no mercado. 

À principio me pareceu paradoxal e fora de contexto, visto que a intenção do mercado, mais especificamente da moda é justamente fazer com as pessoas consumam mais e mais produtos, na maioria das vezes, totalmente desnecessários,  supérfluos e, se possível, descartáveis. Durando quando muito, um verão, o tempo de uma novela ou até mesmo um carnaval.


A  triste conclusão que cheguei ao pesquisar os temas propostos pelo professor, me revelou que a moda, tal como vimos, não sobrevive sem o consumismo desenfreado,o que demanda muita mão de obra, cada vez mais veloz. Esta velocidade, por sua vez, mutila, degrada e escraviza homens, mulheres e crianças, os quais abarrotam as oficinas de costuras clandestinas por esse Brasil à fora.

E isso não vai parar enquanto nós, consumidores vorazes, sairmos em busca de produtos de qualidade, variados, os mais baratos possíveis e acessíveis, sem se importar à mínima com as condições em que foi criado.

A professora falou que trabalho escravo é uma realidade constante em muitas oficinas de costuras, muitas produzindo para marcas famosas,  e que nós não poderíamos fazer nada quanto a isso. Eu pensei que se todos pensarem assim, esse problema nunca, jamais será resolvido mesmo! Mas me calei, impotente diante de uma situação estarrecedora e, pelo visto, insolucionável . 

A boa notícia é que a indústria, o comércio e afins estão "super preocupados", correndo  para  desenvolver empreendimentos e projetos que, pelo menos amenizem os estragos já feitos ou que impeçam possíveis impactos ambientais futuros.

Não por acaso, já que vem se constatando uma crescente conscientização dos consumidores para só adquirir produtos com características sustentáveis e em substituição a outro.

Visto por esse ângulo,, sustentabilidade, para a indústria, nada mais do que rentabilidade.

Esse semestre, a começar por manhã, vou estudar Design Sustentável. devendo ser a continuação da outra disciplina. 

Estudar sustentabilidade e toda as trágicas consequências que as ações predatórias do homem causaram ao planeta causou-me um impacto profundo.

E a partir daí, venho tentando me tornar uma consumidora cada vez mais sustentável. Meu bolso e o planeta agradece! rsrs!

Muitíssimo obrigada a todos pelo carinho de sua leitura! Um abraço e até breve!
Obs.: Todas as fotos tiradas da internet

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog