A Bíblia e o Movimento Dada

Conheci algumas pessoas que se recusam a crer na Bíblia , por achar ser impossível ela não ter sido mal traduzida ou mal interpretada ao...


Conheci algumas pessoas que se recusam a crer na Bíblia, por achar ser impossível ela não ter sido mal traduzida ou mal interpretada ao longo dos tempos.

Eu, ao contrário, tenho acumulado experiências fantásticas a respeito da Bíblia e estudar  sobre os eventos que tem movimentado a história da humanidade só servem para reforçar cada vez mais o quanto é verdadeiro o conceito que a Bíblia faz de si mesma:  "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação." 1 Timóteo 1:15

 Estudando História da Arte, procurava na Bíblia, inspiração para compor um poema dada. Era uma tarefa de casa.

Tristan Tzara sugeria: 

  • Pegue um jornal.
  • Pegue a tesoura.
  • Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
  • Recorte o artigo.
  • Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
  • Agite suavemente.
  • Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
  • Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
  • O poema se parecerá com você.
  • E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. 

Fiquei pensando que, como esse rapaz tão dado a transgredir regras, ditava, ele próprio, várias regras?!
 Então, sendo Dada contra a lógica e a razão, nada como procurar na Bíblia, logo ela, tão excessivamente odiada e desprezada pela maioria dos que  integram todos esses movimentos, que volta e meia permeiam a sociedade,  a inspiração para execução dessa tarefa.

E não é que achei!!! Fiquei pasma!! Vejam: 
 A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta!
A sepultura; a madre estéril; a terra que não se farta de água; e o fogo; nunca dizem: Basta!
Provérbios 30:15,16

Estava aí o mais legítimo e profundo de todos os poemas que poderiam ser considerados para lá de ilógicos e irreais. Só para citar um ditado popular, Tristan Tzara deve estar se revolvendo no túmulo.

Como a sanguessuga poderia ter duas filhas?! E como, sendo irmãs, poderiam ter nomes iguais?! E como esses nomes seriam tão incrível e coincidentemente idênticos ao nome que daria voz a um movimento para lá de contestador?!!
 O próprio versículo de provérbios é praticamente incompreensível, à primeira vista..

Se Tzara, Duchamps ou qualquer um dos componentes ou seguidores do dada tivesse dado uma olhada na Bíblia, veriam que não eram tão originais assim. Que DEUS já tinha se feito presente até mesmo ali, dentro daquele contexto, tão contraditório, mas que, sendo soberano faz como quer e quando quer. E diz de SI MESMO
Ainda antes que houvesse dia, eu sou;  Isaías 43-13-a. 

Fiz o poema usando o Provérbios 30:15 e 16. Organizei as letras em forma de um círculo, formando um caracol. Alternei as letras, ora maiúsculas, ora, minúsculas. Usei cores diversas. Tirei 8,5. Achei a nota muito boa. Encerrei o ciclo dada, sempre e cada vez mais crente nas promessas de DEUS. 

Bem, essa foi uma experiência que tive com DEUS e estudando História da Arte. Essa experiência é única, pessoal, intransferível e verdadeira.  Cada um precisa ter sua própria experiência e tirar suas próprias conclusões. Porque O SENHOR trata com cada um de nós, individualmente. JESUS te ama!

Um abraço e até breve!

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog