GRUNGE - Andando na Contramão da Moda

O estilo Grunje foi um movimento underground que começou timidamente nos anos 1980, em Seatle,  misturando  Punk e Heavy Metal ,  e que g...

O estilo Grunje foi um movimento underground que começou timidamente nos anos 1980, em Seatle,  misturando Punk e Heavy Metal,  e que ganhou força nos anos 1990.


Sub-gênero do Rock Alternativo, as letras de suas músicas são depressivas e sarcásticas e levavam mesmo seus seguidores à melancolia e falavam do desejo de libertar-se de suas vidas melancólicas.

Se a palavra grunge vem do inglês e quer dizer,  sujeira, e underground, subterrâneo, daí você já tem várias pistas de como seria o comportamento e o estilo de seus idealizadores e seguidores.

O estilo era totalmente desleixado, e o grunge mostrou-se presente no uso do xadrez, a maioria com sobreposições desalinhadas em outras peças. Os jeans rasgados, os cabelos assanhados, as roupas largas e imundas, mostravam não se importar com a moda ou querer agradar a sociedade em geral.

Mas foi com esse comportamento, totalmente na contramão da moda, inclusive dispensando apresentações com grandes performances, que Kurt Cobain da Banda Nirvana, no seu segundo Álbum, chamado Nervermind, cuja capa é um bebê, nadando em uma piscina, em direção a uma nota de 1 dólar, estourou nas paradas de sucesso e abriu caminho para disseminar estilo com outras bandas, como  Pearl Jam e Alice in Chains.


O visual grunge nada mais é do que a combinação dos estilos punk e hippie e surgiu como forma de protesto contra a sociedade consumista da década de 1980.


 Influenciou especialmente os jovens americanos, sendo lançado nas passarelas da alta costura por estilistas como Anna Sui e Marc Jacobs, não sendo porém, bem aceito,  já que, obviamente, ninguém estava disposto a pagar altos preços por um visual aparentemente desleixado. 
.
Para ter um visual grunge, você precisará visitar uma loja de artigos de segunda mão, danificar algum brim e desenvolver uma atitude do tipo “Eu não me importo”.

Bem, por hoje é só. Obrigada pelo carinho de sua leitura e até breve!


Fonte de pesquisa: Livro - A Moda do Século XX (Fontes)
Obs.: Imagens retiradas da internet. 

Es     


Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog