O Desconfortante Movimento Dada e a Moda

O nome Dada, deriva de um termo inglês, que traduzindo quer dizer, brinquedo ou mesmo cavalo de pau. Mas segundo Tristan Tzara, um de seus ...

O nome Dada, deriva de um termo inglês, que traduzindo quer dizer, brinquedo ou mesmo cavalo de pau. Mas segundo Tristan Tzara, um de seus idealizadores, não significa absolutamente nada, que a ideia do nome surgiu ao acaso, abrindo um dicionário, durante uma noitada num clube chamado, Cabaret Voltaire.


O ano era 1916, período em que ocorria a primeira Guerra Mundial. O movimento dadaísta começou em Zurique, Suíça, prosseguindo em Barcelona, Berlin, Colônia, Hanôver, Paris, para onde Tzara se mudou depois da guerra. E chegando até a Nova York.
  
O pouco tempo em que esteve atuante, de 1916 até 1922, não impediu que exercesse forte influência no mundo das artes, inclusive tendo entre seus seguidores, Salvador Dali, um dos fundadores do Surrealismo, outro movimento da contra cultura, para lá de anárquico, que se desenvolveu no início da década de 20. Muito parecido com o Dada, porém menos romântico e mais politizado.

Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Hans Arp, Francis Picabia, Hugo Ball, entre outros integrantes recusavam-se terminantemente a definir o Dada, como sendo um movimento organizado, já que organização era tudo o que eles menos queriam da vida. Para isso se esforçavam para parecer incoerentes, contraditórios, subversivos, ridicularizando o gosto convencional. Propondo o caos e procurando derrubar as leis da lógica.

Embora tenham se destacado na escultura, poesia e música, a pintura é que foi mais amplamente utilizada. Mas, claro, uma pintura sem formas, técnicas ou temas, d contrário, não seria Dada; Traços pessimistas, irônicos, por vezes melancólicos, com críticas ao capitalismo, consumismo e ênfase sempre no absurdo.

Embora Tristan Tzara tenha sido considerado o elo que impulsionou o movimente, talvez seja Marcel Duchamps quem tenha ficado mais famoso, principalmente por causa de uma de suas obras, a que eleva um vaso sanitário à condição de arte, causando comoção geral em sua época.

Com os homens convocados à guerra e as mulheres entrando no mercado de trabalho, a moda, como sempre, sendo um reflexo de sua época, pedia roupas práticas, simples, confeccionados com tecidos baratos e duráveis e sempre lembrando o estilo militar.




Isso é tudo, por hoje. Amanhã, pretendo continuar escrevendo sob Dada, dessa vez, à luz da Bíblia!
Muito obrigada. Boa noite. Até breve.

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog