Iniciando Um Ateliê de Costuras

Iniciar um ateliê de costuras, do zero, sem nenhuma referência de costureiras na família,  exige boa dose de comprometimento, disci...


Iniciar um ateliê de costuras, do zero, sem nenhuma referência de costureiras na família,  exige boa dose de comprometimento, disciplina e foco, isso porque, além de buscar uma série de informações referentes ao universo que norteia as costuras em geral, você verá se abrir diante de si um leque com possibilidades quase que infinitas de segmentos,  e saber com qual você mais se identifica fará toda a diferença antes de investir seu precioso tempo e dinheiro em cursos de corte e costura, aquisição de máquinas, pesquisas e afins. E isso constitue um exercício constante de paciência e perseverança.

Só para se ter uma ideia, você poderá optar por trabalhar com moda praia, social, casual chique, esportiva, festa, infantil, tamanhos grandes, executiva, alfaiataria, modinha, lingerie, gestante e roupinhas para bebê, artesanato, noivas, artigos para decoração de ambientes, e essas são apenas algumas das opções que lembro, no momento!
Isso sem falar que você também poderá trabalhar com consertos, customizações, roupas sob medida, ou personalizadas...
Definir o seu objetivo e seu público alvo já é meio caminho andado, e cada um desses segmentos, por si só, já demanda uma gama enorme de pesquisas, recursos e investimentos, por isso a importância de um bom planejamento. 


Depois de tudo isso, ainda continua motivada? É hora de ir em busca dos conhecimentos específicos, através de cursos de capacitação na área de moda. Sabendo que essa busca será sempre constante devido às  mudanças mais que frequentes com que a moda se apresenta. Acompanhar as tendências é de fundamental importância para sobrevivência de um bom ateliê de costuras.

Quando se começa do zero, assim como eu, é importante ter afinco, dedicação,  porém sem grandes expectativas com relação a ganhos imediatos, pois é desalentadora a percepção de que o tempo e o dinheiro empregado em cursos, nem sempre acessíveis, é inversamente proporcional ao retorno financeiro e ao glamour idealizado por boa parte dos estudantes de moda. Pelo menos, no começo!


Uma máquina reta doméstica, que executa pontos zig-zag, prega botões, faz casedos e possui uma série de recursos com pontos decorativos, bem disposta no terraço ou num cantinho de sua casa já seria uma grande bênção.


 Retalhos de tecidos, linhas, zíperes e botões de cores e tamanhos variados também seriam muito úteis, porque, quando se começa uma oficina de costuras do zero, naturalmente a tendência é a gente ser encaminhada ao mundo dos consertos, o que pode ser muito proveitoso, porque descosturando e costurando novamente dá para se desvendar os métodos utilizados pelas confecções, para que suas modelagens, costuras e acabamentos pareçam impecáveis. 
Depois vai divulgando seu trabalho, seja através da família, amigos e redes sociais ou participando de workshops. Sempre há uma alternativa, ainda mais hoje, com tanta tecnologia!
Paciência, pesistência, perseverança! Devagar e sempre! Quando você pensar que não, seu ateliê de costuras irá acontecer! 
Algumas pessoas, às vezes, me perguntam como e por que comecei a costurar. Sempre respondo que, precisei me reinventar num momento de crise pessoal, fazendo valer aquele velho ditado onde se diz que a necessidade é mãe da criatividade. E lá se vão quase sete longos anos.

De lá para cá,  muita coisa mudou. Mudei eu. Mudou o mundo. E até atingir um estágio em que, finalizada uma peça, eu finalmente viesse a me sentir mais ou menos segura por ter feito um trabalho mais ou menos bem feito,  foi um longo e doloroso processo.
 Ainda hoje, encaro cada cliente e cada modelo de roupa ou conserto, como um grande desafio a ser vencido, pois vejo uma grande complexidade em cada detalhe, em cada personalidade...

Depois que você estiver com tudo certinho! Oficina de costuras prontinha! vem a parte burocrática, que diz respeito aos documentos necessários para registro na Junta Comercial, mas isso fica mais para frente. O importante é que agora você está decidida a abrir uma oficina de costuras! Você vai se empenhar e vai obter resultados supereendentes! Boa sorte! Fica com Deus!

Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog