Como fazer um Caderno de Criações de Moda

Um caderno de criações de moda é um passo a passo, detalhando tintim por tintim os caminhos percorridos pelo designer, para se chegar à col...

Um caderno de criações de moda é um passo a passo, detalhando tintim por tintim os caminhos percorridos pelo designer, para se chegar à coleção de moda.

Desde a história de como se deu a inspiração, o desenvolvimento de todo o projeto; a proposta inovadora; a matéria prima utilizada, até chegar à apresentação do produto.

E por que fazer esse caderno de criações é tão importante? Porque cada pessoa tem, dentro de si, experiências únicas, que a tornam criativa de forma singular, o que faz o ser humano extremamente belo!
 Então é necessário que esse criador ou criadora de moda, se  faça entender, expressando como ocorreu o desenvolvimento da coleção!

Mas como faço um caderno de criações de moda?

Bem, algumas dicas, porque estou fazendo um, e está servindo também para mim:

1º Passo: O que te inspirou? Seja lá o for, essa é a hora de ser criativo e o menos óbvio possível! Você precisa descrever o objeto da inspiração, e, acredite, ela pode vir dos lugares mais inusitados e você precisa ter esse tchan para reconhecer. A experiência é pessoal e intransferível, portanto, criative-se. E passe tudo para o papel! Sempre é bom andar com um caderninho e lápis. Nunca confie em sua memória. Se puder, registre com fotos. Esteja bem atento ao que acontece em sua volta.




2º Passo: Reúna todos os esboços de desenhos, por mais que estejam bem rústicos, não se intimide. Eles servirão para revelar a evolução de seu trabalho. E, por desenho entenda que, nesse segundo passo,  não é preciso que seja necessariamente roupas, pois o caderno tem que ser a sua cara. É sua história de criação, logo  é personalizado.




3ª Passo: Dê um nome à sua coleção de moda. Se é própria para o inverno, primavera, verão.  E agora você pode começar a desenhar suas roupas, aperfeiçoar os desenhos. Pensar nos detalhes, nas estampas, nas cores, nos materiais que serão utilizados. 



4º Passo: Colecione todo esse material e, ou você manda encadernar ou cola em papel ofício e coloca numa dessas  pastas classificadoras. Tem algumas bem charmosas! Até comprei uma, rosinha choque!!
E depois, não menos desafiador, apresentar o trabalho para seu público! Vou paresentar o meu, sábado que vem. Já estou pensando!



No início, parece muito complicado o tal dos processos criativos. As inspirações e ideias inovadoras não acontecem do dia para a noite. É preciso educar todos os sentidos: visão, audição, olfato, toque, tudo!  E ter bastante paciência e humildade! Como tudo nessa vida!
Até essa borrachinha em forma de banana ( dá até vontade de comer!!! Na hora da fome...) pode servir de inspiração! Quem sabe! Presente da coleguinha Mõnica!

Bem, um abraço! Espero que esse artigo tenha lhe sido útil!
Obrigada e até breve!

Você vai amar ler esses também:

4 comentários

  1. Super adorei esse caderno de criação de moda. Parabéns. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Deb! Você viu como é importante deixar tudo registradinho no caderno de criações! Eu também não havia pensado nisso!! Beijo,linda!

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog