Design de Moda - O Curso

  Design de Moda é um curso que abrange uma série de práticas e conhecimentos que, à primeira vista,  pode não corresponder às expectativas ...

 Design de Moda é um curso que abrange uma série de práticas e conhecimentos que, à primeira vista,  pode não corresponder às expectativas do aluno, sejam elas quais forem. Porém, o decorrer do curso te mostrará que, se essa for mesmo sua vocação,  o quanto de gratificante e compensador poderá ser! Neste post, descreverei um pouco o quanto você precisará investir em tempo, dinheiro, e, o que fazer com poucos recursos, para ingressar numa faculdade de Moda. Então, boa leitura!

Quanto às expectativas:

Se você  idealiza muito a parte de criações de moda, com todo aquele glamour das passarelas e o status de celebridades alcançados por muitos estilistas famosos, pode se decepcionar facilmente, quando se deparar  com a parte, digamos,  não muito glamourosa das oficinas de costuras, com o chão de fábrica ou com os bastidores dos desfiles de moda, onde há todo aquele corre-corre com a preparação das modelos, com os ajustes dos vestidos, maquiagens, passarelas, iluminação e tudo mais.

Por outro lado, se sua intenção for menos ambiciosa, e tudo o que você quizer for, simplesmente ser uma excelente costureira, pode ficar frustrada no começo do curso,  quando vier toda aquela imensidão de informações acerca de história da arte, história do design, história da moda, sociologia, estudos do meio ambiente e sustentabilidade, ergonomia e mais e mais teorias sobre como são formados os fios e tramas dos tecidos. 

Até chegar onde realmente importa, que é cortar e costurar  tecidos, você já terá dado a volta ao mundo das fantasias e subjetividades!
Mas exageros à parte, a verdade é que todas essas informações acadêmicas são para lá de indispensáveis para formação de um bom profissional, e não é à toa que uma  boa faculdade invista pesada na grade curricular do curso de Design de Moda.


Quanto ao investimento financeiro:

Os investimentos financeiros também não são nada cômodos e, em tempos de crise, algum sacrificio terá que ser feito, considerando as mensalidades e a série de livros de que precisará.
Porém, quanto a isso, aconselho fazer o ENEM, e concorrer a uma vaga no PROUNI,  sendo eu um exemplo vivo de quanto vale a pena! Sem esse recurso não teria conseguido sequer ingressar na faculdade, quanto menos concluir.

Os livros, você pede emprestado na faculdade. Você também  pode fazer o download dos que estiverem disponíveis na internet. Encontrei um ótimo site, que oferece esse serviço gratuitamente: é o 100% Designer. Vale a pena dá uma conferida!

Quanto ao tempo:

O tempo é bastante corrido, considerando que a maioria dos cursos oferecidos pelas faculdades de Moda são tecnólogos, ou seja com duração média de 24 meses. E considerando a extensa grade curricular, será necessário muita disciplina e foco para  dar conta e tirar bom proveito de todo conteúdo.
A vantagem é que você vai conseguir concluir rapidamente e, se quiser, fazer como eu, mergulhar logo num curso de pós graduação. Pode fazer até mestrado, doutorado. Como vê tudo depende do seu empenho e dedicação.
E passa tão rápido! Quando menos se espera... Quando você pensar que não, tudo já tem passado, restando apenas boas e inefáveis lembranças...

Então, ainda tem alguma dúvida a respeito do custo de Design de Moda? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo, que terei satisfação em responder!

Muito obrigada! Até breve!










Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog