Cool Hunters - Caçadores de Tendências

Você já ouviu falar em cool hunter, quer saber qual sua função ou até mesmo tem vontade de se tornar um profissional C ool Hunter ? Então, ...

Você já ouviu falar em cool hunter, quer saber qual sua função ou até mesmo tem vontade de se tornar um profissional Cool Hunter? Então, a seguir,  vamos tratar desse assunto:

Cool Hunter ou, como você preferir, caçadores de tendências, é aquele profissional que antes de tudo, precisa ter um conhecimentos muito diversificado e um bom senso de observação a fim de, através de um rápido olhar, identificar com antecedência, elementos que indiquem o desejo dos consumidores e novos estilos. E esse é um trabalho que exige muita dedicação!


Mas, como e onde o Coll Hunter pesquisa tendências?


A  moda, a música, a arquitetura, a gastronomia, a política, o cinema, as artes, são alguns elementos que refletem conceitos, os rumos da sociedade e novos comportamentos. Nada disso passa desbercebido ao olhar atento de um Cool Hunter, que avalia, traduz, registra e fornece diretrizes com conteúdo original. Essas diretrizes fornecem possibilidades de novos negócios e preparam empresas para mudanças.

Mas, onde trabalhar?


O Cool Hunter  pode trabalhar como free lancer para empresas de moda, interiores, designers, entre outras.

Ou pode trabalhar para uma grande  agência como a  WGSN que é um  exemplo e líder no segmento de estudos de previsões de tendências e, literalmente define o que vai acontecer na moda, com antecedência de no mínimo dois anos. 


Os  maiores clientes dos Coll Hunters são empresas de designers de moda, interiores, estilo de vida, marketing e mercado consumidor.

Mas será que existe um curso para formar um Coll Hunter?


Aparentemente não existe um curso específico para se tornar um Coll Hunter, mas se faz necessário  ser um pesquisador, não só de moda, mas de comportamento em várias áreas como as citadas acima. É preciso pesquisar com atenção as manifestações culturais, para se identificar quais projetos ou produtos podem impactar uma região.

Conhecer a história, a politíca, a sociedade, a indústria. Não é um único curso que vai tornar possível todas essas habilidades. Quer dizer, além de talento, é preciso ser um eterno estudante e estar sempre em busca de novos conhecimentos.
Identificar uma tendência,  não se trata de adivinhações, e sim de muito estudo.
 Estuda-se o passado, observa-se o presente para calcular o que virá a ser febre no futuro próximo.

É um trabalho muito árduo e de grande responsabilidade. É bom que a pessoa que queira se aventurar nessa profissão de Coll Hunter goste de ler, viajar e fazer vários cursos a fim de melhorar seu repertório e apurar o olhar.

Um Cool Hunter é sempre um curioso e nunca aceita respostas prontas, mas deve estar sempre pesquisando e questionando os porquês das situações, saber e comunicar, fotografar, ser simpático..

Como você vê, é exigido várias habilidades, além de ser um grande entusiasta da moda e das próprias pesquisas de tendências.


Mas onde  empregar as pesquisas de tendências?


De posse das informações colhidas,as empresas podem tomar decisões inteligentes com muito mais precisão e elaborar:
 roupas,
 acessórios,
 produtos digitais,
 designer de interiores, 
estilo de vida e tudo o mais que se faz necessário para satisfazer os interesses e preferências dos consumidores que estão cada vez mais exigentes, bem informadas acerca de seus direitos.  

 As Pesquisas de tendências podem se dividir em Macro e Micro tendências e essas,por sua vez, abrangem um série de peculiaridades que vão se encaminhando para tornar as previsões de tendências mais palpáveis e mais sólidas. Saindo mais do campo da subjetividade e se tornando uma tendência. Uma vigência, na verdade; É quando a tendência se torna realidade. Quando começamos a ver nas ruas as roupas, as cores, os aromas, os sabores, como explosões que se repetem aqui e acolá.

Ai, todo o processo se reinicia e quem é  Coll Hunter passa a ir em busca de novos e novos caminhos que conduzam a novos e novos produtos numa contínua e incessante busca pelo novo. 

 Bem, agora que você já tem uma ideia de como atua o profissional Cool Hunter, me conte nos comentários o que achou!! Você quer ser um Cool Hunte?
Para maiores informações leia: "A Modernidade Líquida" de Zigmunt Bauman, Ed.: Zahar
e " O Ponto da virada" de Malcom Gladwell Ed.: Sextante


Um abraço! Até breve!
Obs.: Imagens capturadas na internet! Se tiver alguma de sua autoria, por favor entre em contato para que eu pssa colocar os créditos ou removê-las, se você preferir assim. Obrigada!












Você vai amar ler esses também:

1 comentários

  1. Já estudei sobre esta profissão. Os cool hunters respiram tendências a todo minuto. Pesquisam a moda constantemente. Super interessante teu post.

    http://Viva Essa Moda/

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog