Customize suas roupas e acessórios e fuja do lugar comum

Follow my blog with Bloglovin A palavra customização  é derivada do inglês custom made, que quer dizer, personalizado ou sob medida. Is...

Follow my blog with Bloglovin

A palavra customização é derivada do inglês custom made, que quer dizer, personalizado ou sob medida.
Isso quer dizer que,  customizar  roupas e acessórios é o mesmo que se manter na moda e ao mesmo tempo, torná-las únicas. É  fugir do lugar comum e sair por aí vestida com originalidade e cheia de personalidade.
Ao customizar nossas roupas e acessórios damos um toque especial à peças que estavam a muito tempo esquecidas no armário, ou mesmo incrementamos roupinha básica,dando-lhes um ar de festa.



Sempre fiquei curiosa com o fato de que a maioria das pessoas se preocupam em estar antenadas com o mundo da moda e ao mesmo tempo querer ser reconhecidas por sua individualidade.  A meu ver, um grande paradoxo!!  Como andar na  moda, vestir roupas e acessórios com cores e modelos praticamente idênticos e não ver sua personalidade comprometida?
A resposta pode estar em: Customize! Crie características originais e desenvolva um design inovador para suas roupas e acessórios.

 As vantagens são inúmeras. Vai do prazer de usar um modelo exclusivo, idealizado por você mesma até questões de economia mesmo, pois é muito mais barato recortar, tingir, usar miçangas, pedrarias, linhas, e uma série de outros materiais,  do que comprar uma roupa nova.

Sem falar nas questões ambientais. Você estará prolongando a vida útil de suas roupas e acessórios, mas aí já entramos no parte ideológica. Deixa isso para outro post.
 Customize você mesma suas roupas e acessório  e se diferencie de suas amigas  com peças exclusivas e elegantes.
A prática de customizar roupas e acessórios, que inicialmente  teve como causa, a forma encontrada por alguns jovens de protestarem contra imposições da sociedade lá pelos meados dos anos 70, hoje, a história muda de figura e os motivos são bem menos ideológicos e bem mais, digamos assim, "econômicos".
Com a crise financeira  que enfrentamos em nosso país, cada vez mais, as clientes têm me procurado em meu ateliê para dar um toque especial em alguma roupa esquecida no armário. Fato que, talvez em outra ocasião nem lhes passaria pela cabeça.
 Prova como os movimentos políticos  influenciam e muito na forma do vestir. As roupas, com certeza, exprimem e contam a história de uma época.

 Essa prática de customizar roupas não é nada recente. Lembro quando começaram a desbotar e abolir o vinco das calças jeans em meados dos anos 70.
Ainda lembro do jingle: US TOP, desbote e perca o vinco!! US TOP seu jeito de viver!! Todo mundo  queria ter uma calça jeans dessa marca, então super famosa!!

Daí para rasgar os jeans foi só um passo. Começou em meados dos anos 80 com o movimento Grunge e ganhou força nos anos 90. Entre idas e vindas, jeans rasgados, ganhou novos ares.  Tem status: agora se chama Destroyed e parece que chegou com força total. Para ficar meeeeesmo! 
E, seja lá qual for época,  sempre haverá motivos para protestos e com os protestos, as roupas como forma de expressão.


Felizmente a moda hoje não segue mais um padrão tão clássico e qualquer uma de nós podemos montar nossos looks, de acordo com nossos estilos.
 Brilhos, paetês, bordados, sobreposições de tecidos, tudo é permitido e de forma quase ilimitada.
E a graça é fazer você mesma.
Podemos encontrar a expressão  DIY, uma infinidade de vezes na internet e novamente é derivada do inglês. Significa Do it yourself (faça você mesmo).
E o que é preciso para customizar e fazer você mesma uma roupa ou acessório, tornando-os originais e personalizados?  Nada muito além de um pouco de criatividade e paciência. 
Pode-se usar uma infinidade de materiais, como lixas, facas, tesouras, pincéis, escovas, linhas, botões.



Camisas masculinas,  brancas e com mangas podem ser coloridas, recortadas e se transformadas em belas camisas femininas. 
Como vê, são inúmeras as possibilidades e as vantagens quando nos aventuramos pelo vasto mundo das customizações de roupas e acessórios.

E você já pensou em customizar alguma roupa ou acessório? Se possível, me conte nos comentários!

Por hoje é só! Obrigada pelo carinho de sua leitura e até a próxima! Um abraço

Ouça Faixas de domingo entardecer de Vania Mayre #np na #SoundCloud
https://soundcloud.com/vania-mayre/faixas-de-domingo-entardecer

Você vai amar ler esses também:

12 comentários

  1. Vania amo o geito que você escreve, e fascinante você consegue passar todo o amor que tem pela costura em seus textos. Eu sou uma grande fã da customização,adoro inventar moda hahah, da uma carinha toda especial e cooo você mesmo falou sai bem mais barato. Beijos e muito sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lika, Obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha se identificado com o texto e gostei de inventar moda e dar um toque especial em suas roupas! Um abraço e volte sempre! Bj

      Excluir
  2. Vânia que legal. Eu amo tudo que é alternativo. Concordo total com você, ser escravo de qualquer coisa decidida por outros compromete a individualidade e não apenas no mundo da moda. Achei o seu post incrível, você trouxe sua experiência do mundo da moda para a compreensão de leigos no assunto como eu. Eu já usei muita coisa customizada e amo. Não sou muito talentosa, mas faço mesmo assim porque me faz bem. Parabéns pelo post. Arrasou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meire! Obrigada pelas palavras de apoio. Não sabe como fico feliz em saber sua opinião. Acho que você tem talento sim. Continue colocando suas ideias em prática e veja como suas roupas ficarão muito.mais incrementadas! Muito grande abraço!😍😍

      Excluir
  3. Agradeço à equipe de MBP por ter atendido a meu apelo de imediato e ter restabelecido os comentários deste blog
    Está tudo ok, agora! Um abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, customizar é maravilhoso! Adoro dar uma cara nova á peças mais antiguinhas. É como se tivesse comprado algo novo!

    www.vivaessamoda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Realmente, customizar é maravilhoso! Adoro dar uma cara nova á peças mais antiguinhas. É como se tivesse comprado algo novo!

    www.vivaessamoda.com.br

    ResponderExcluir
  6. Queria ter o dom de conseguir trabalhar com agulha e linha, mas sou uma negação! kkkk...

    As suas customizações são lindíssimas! Parabéns!

    Beijinhos
    www.brisadatarde.com

    ResponderExcluir
  7. Customizar realmente é uma excelente maneira de renovar o guarda-roupa, ainda mais nesses tempos de crise. Nós podemos criar a nossa moda, reinventar e colocar nossa personalidade em cada item customizado. Muito legal seu post, incentivador. Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga, navegando em blogs de amigas observei comentários seus e vim conhecer seu blog. Gostei muito das suas postagens e já estou seguindo.
    Convido você a conhecer os meus, se gostar seguir, será um prazer.
    Um anoitecer feliz e um início de semana na paz de Deus.
    Abraços Profª Lourdes Duarte
    https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso! Visitarei seu blog,sim, Prof° Lourdes! Felicidades! Volte sempre..um abraço

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog