Um Vaso Nas Mãos do Oleiro

A Palavra do SENHOR, que veio à Jeremias, dizendo: Levanta-te e desce à casa do Oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Assim se...

A Palavra do SENHOR, que veio à Jeremias, dizendo: Levanta-te e desce à casa do Oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
Assim se inicia o capítulo 18, do Livro de Jeremias.  Isso ocorreu entre os anos  de 625 a.C. a 586 a.C.

O Senhor Deus pediu para Jeremias se dirigir até à casa do oleiro de onde lhe transmitiria uma profecia. Jeremias era um Guerreira de Deus, Um grande Profeta , por isso obedeceu imediantamente.
Deus poderia falar ao profeta ali mesmo de onde ele estava, mas Deus , Ele tem sua forma, que é toda especial para se comunicar com cada um de nós e foi assim que Deus preferiu falar com Jeremias.

Chegando à casa do Oleiro, Jeremias, pôs-se a observar o oleiro, que compenetrado, executava seu trabalho normalmente, que era confeccionar vasos de barro.

Vasos de barro, feitos nessa época, não era algo que se fazia tão rapidamente, porque não havia pressa. 
Tudo era feito com muita calma e de forma rudimentar, como era de se esperar, já que, compo sabemos, não havia essa correira dos dias atuais.

O oleiro precisava andar a procura de um lugar onde houvesse um bom terreno de onde pudesse extrair um bom barro, que era a sua matéria prima.

 Depois trazer o barro até seu local de trabalho, amassar o barro, para tirar todos os  possíveis resquícios de outros materiais indesejáveis, tais como pedras, capim, sei lá, qualquer tipo de impureza que impedisse um bom e belo vaso de barro.

Todo esse trabalho demandava um tempo que não era assim, do dia para a noite. Ainda hoje, a técnica da confecção do vaso ainda permance idêntica. 

Seria preciso muita paciência por parte do profeta até ele entender o porquê daquele pedido de Deus.

A Bíblia nos diz que, Jeremias desceu até à casa do oleiro, assim como Deus havia lhe ordenado e de lá viu o oleiro, entregue a sua obra sobre as rodas.

 E depois que o estava pronto, simplesmente caiu das mãos do oleiro e se quebrou.
Mas, para o bom oleiro, tanto tempo e trabalho não poderia ficar desperdiçado, por isso imediatamente, lançou mão daqueles cacos de barro jogados ao chão e de imediato fez outro vaso muito mais lindo e elegante do que o primeiro.

A lição que Jeremias tirou, simplesmente observando o trabalhar do oleiro:

Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.Jeremias 18:5,6
Meu amigo , minha amiga , nesse devocional, o que tenho a dizer é o seguinte, se tudo parece perdido, não perca a esperança; Não existe nada impossível para Deus.
Como vaso quebrado nas mãos do oleiro foi refeito e transformado num vaso novo, assim será a tua vida restaurada. Basta apenas você crê no Deus do Impossível, criador de todas as coisas!

Um abraço e até o próximo post, se Deus quiser!


Você vai amar ler esses também:

0 comentários

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog