Para quem sonha com Modelagens, corte e costura ou outro sonho qualquer

|Se você sempre teve um sonho de modelar e costurar suas próprias roupas, ou até mesmo montar uma indústria de confecção, mas acabava adian...

|Se você sempre teve um sonho de modelar e costurar suas próprias roupas, ou até mesmo montar uma indústria de confecção, mas acabava adiando ou abandonando a ideia, pois achava os cursos de corte e costura muito dificeis e complicados, saiba que você não está só.

Essa foi também uma de minhas muitas dificuldades antes de entrar nesse segmento das modelagens, cortes e costuras. Primeiro porque a maioria de nós não tem muita intimidade com matemática e querendo ou não, por pouco que seja, será preciso um esforço extra para tentar se familiarizar com os números. Mas nada que seja tão assustador a ponto de pensar em desistir de seu sonho de modelar e costurar suas próprias roupas.
imagem: Google


Até porque o ser humano é capaz de aprender qualquer coisa, se disso depender sua sobrevivência, ou, sendo menos dramática, se dessa aprendizagem depender o alcance de seus sonhos e objetivos.

Todas nós sabemos que há no mercado físico ou on line uma fartura inesgotável dos mais variados modelos de roupas, para quase todas as idades, biotipos e personalidades. Porém sempre haverá alguém assim como eu ou você que terá dificuldades em se encaixar em alguns dos padrões pré estabelecidos pela indústria de confecções, por mais segmentadas que elas estejam.
Imagem: arquivo pessoal

Pelos maios variados motivos e questão de gosto, já se sabe, não se descute!.

|E foi essa ausência no mercado de roupas, com as quais eu me identificasse, que me impulsiou a estudar formas de modelagem, corte e costura. E, como sempre uma coisa puxa a outra, resoslvi estudar Design de Moda, pois  senti que esse estudos  não foram suficientes para  me garantir a execução de uma roupa com perfeição. Tudo me parecia muito sem noção,  às vezes.
Aquelas famosas regrinhas "desça dois centímetros aqui, suba quatro centímetro acolá, não fazia o menor sentido para mim.
Eu precisava entender o porquê daquilo tudo mas, o máximo que conseguia era ficar cada vez mais confusa com o emaranhado de traçados, riscos e rabiscos que iam se formando diante de meus olhos.


imagem: arquivo pessoal

 Precisei esmiuçar tudo, " tim tim  por tim tim ", cada apostila, livro ou tutorial. Analisar com cuidado cada detalhe. Fazer e refazer a mesma modelagem várias vezes, para enfim, tirar minhas próprias conclusões e desenvolver meu próprio método de modelagem.

E esse processo de aprendizagem começou em 2010 . Em 2014 ingressei na faculdade de moda,  para ampliar meus conhecimentos. De lá para cá, não parei mais de estudar e, até parece, (Nâo è que Sócrates tinha mesmo razão?! Uau!!) Só sei que nada sei! Incrível!
Imagem: internet

 Conheço mulheres que têm um dom todo especial para confeccionar roupas com muita perícia e , sem precisar de cursos, pesquisas e, às vezes até dispensam modelagens.  Só com tesoura e tecidos já produzem peças com uma perfeição de cair o queixo! Mas isso é para poucas privilegiadas !


Infelizmente não é essa minha experiência. Sofri horrores para aprender um pouquinho e ainda continuo em processo de aprendizagem. Suor e lágrimas escorreram pelo meu rosto e, sangue literalmente pingaram de meus dedos ao longo de todo esse tempo.
imagem: arquivo pessoal
Você pode pensar: "Puxa vida! Isso é que é gostar de costurar, hein!" Que nada! A costura em si, até é relaxante para mim. Dose mesmo é lidar com a pressão de ter que adaptar um modelo ao gosto e às medidas da cliente que, diga-se de passagem, não é nada fácil, pois, percebi com a experiência que medidas iguais, nem sempre significam, corpos iguais.

As modelagens precisam ser adaptadas aos corpos das clientes, daí a importância das provas para fazer os ajustes necessários, o que torna aquele vestido tão único e espetacular !
Eu mesma não entendo como a indústria de moda consegue confeccionar roupas em larga escala para ser consumida por grande parte da população em várias partes do mundo. É um feito e tanto!

Talvez seja por isso, que hoje em dia, as modelagens são mais amplas e  a maioria dos tecidos possuem boa dose de elastano em sua composição. Isso para facilitar a aderência e aceitação para a maioria de nós, simples mortais.

imagem: arquivo pessoal

Isso sem falar que ultimamente está havendo uma forte tendência para o "agênero",  o antigo   "unissex"  ou o termo da moda, menos usual  normcore.

 Mesmo depois de ter me formado em Design de Moda e está cursando a pós graduação na área de modelagens e criações, para mim, é sempre um enígma decifrar os elementos que fazem algo cair em moda, como se diz popularmente.

 Conseguir entender como e o que faz com que uma pessoa queira estar  " na moda " , ou seja com as mesmas roupas que todos estão usando, no momento, e ao mesmo tempo, também queira se destacar em meio  à multidão.

 São essas incoerências que nos tornam seres tão incrivelmente surpreendentes ! Do contrário, creio que a vida seria de uma monotonia e previsibilidade insuportáveis.



imaghens: arquivo pessoal

 Empenho, dedicação e força de vontade são elementos que nos impulsionam a concretizar nossos sonhos, sejam eles quais forem.  O bom é que acabei de ler o microbook "O Poder do Hábito" de Charles Duhhigg, onde em algum lugar ele diz que a força de vontade é mais eficiente do que a inteligência.

Saber disso foi um alento! Imagina se, só quem fosse muito inteligente, conseguisse atingir seus objetivos! Nada disso! Conheço gente super inteligente, com vasta gama de conhecimentos,  que mal sai do canto, porque falta força de vontade, coragem, sei lá...

Aproveito para te recomendar o aplicativo 12 minutos. Eu descobri em minhas andanças pela internet. Nesse aplicativo há uma série de microbooks de não ficção bem resumidos, o qual a gente pode ler em apenas 12 minutos, assim como o próprio nome sugere.  Não é ótimo, isso? Olha só o tanto de tempo que a gente pode economizar e, ao mesmo tempo,  ficar bem informado!

 Se tivesse tempo suficiente gostaria de aprender fotografia, webdesign, comunicação social e tantas outros temas fantásticos.

Mas, nunca é tarde para recomeçar e ir em busca de seus sonhos, e que Deus abençoe a todos!

Espero não ter fugido muito do tema. Se te ajudei de alguma forma, me conta nos comentários, para que eu possa escrever mais sobre esse assunto. Obrigada por ler até o fim., Um abraço!











Você vai amar ler esses também:

12 comentários

  1. Muito legal o post. Na minha cidade tem curso de Estilismo, e dou valor. Muitas criações lindas iguais as suas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tati! Ficon feliz que tenha gostado! Um beijo, querida!

      Excluir
  2. Acho maravilhoso o curso de moda, mas confesso que não tenho habilidade nenhuma com corte, desenhos, costura e afins, então eu iria ser um puro desastre!! hahaha Muito legal a sua pós graduação e a dica do aplicativo tb achei demais! Amei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara! Não pense assim que não tem habilidade. Tudo depende de empenho e dedicação! Tenho certeza que você seria uma ótima estilista, sim! Obrigada pela visita. Bjs!

      Excluir
  3. Amei tudo que voce escreveu. Estou em um curso de corte e costura e modelagem, mais estou achando o curso muito fraco, por que no curso estou aprendendo a fazer saia e em casa já fiz varias peças como shorts, vestidos, cortinas etc. Mais que mais quero me aperfeiçoar é em modelagem quero entender, poderia fazer um vídeo a respeito desse assunto?. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Celina! Fico feliz que tenhas gostado do blog. Sim, tenho pensado bastante em fazer vídeos e disponibilizar tudo o que aprendi. Estou me preparando para isso. Aguarde. Um abraço e fica tentando, hein! Bj

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post, muito inspirador. Concordo que o empenho, dedicação e força de vontade são mega importantes e nos movem ao sucesso.
    Admiro sua dedicação e empenho, suas habilidades são ótimas por causa do seu empenho, acho incrível o que faz, é extremamente inteligente e acho que enquanto tiver forças e saúde continue aprendendo, nunca pare, também tenho vontade de aprender fotografia. Menina amei a dica desse aplicativo 12 minutos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho Anninha! Sua opinião é muito importante para mim. O aplicativo é ótimo mesmo para quem não tem muito tempo feito a gente e quer se manter informada. Um abraço 😘

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem? Eu adorei seu post, acho tão legal quem estuda moda, eu ja pensei em fazer um curso nessa area, mas desisti,mais acho lindo wue consegue fazer roupas e desenhos de roupas. Sucesso

    ResponderExcluir
  8. Mas Ade, você e jovem. Se quiser mesmo,não desista. Sabe com quantos anos fiz meu curso? 50,menina. Comecei a costurar com mais de 40! Segue em frente. Fico feliz que tenha gostado do.post. Obrigada! um abração. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei o post, você tem imenso jeito! Eu para os desenhos só flores, mas já estou habituada com costura, a minha mãe foi costureira durante muitos anos!

    Beijos


    https://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Obrigada elogio, Lili! Na verdade, como disse, ainda estou em processo de aprendizagem! Você sabe como costura leva tempo para pegar jeito, né? Bjs, linda!

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe !!!

Pesquisar este blog